A Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, foi oficialmente notificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que o processo de exclusão nº 00058.023432/2022-47, em que constava a possibilidade do fechamento da pista de pouso do Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles pelo período de um ano, foi arquivado.
Na Nota Técnica da Agência constava que o fechamento se daria devido à falta de comunicação com o município, gestor do aeroporto, após notificações de irregularidades. A Prefeitura, por meio da secretaria de Defesa Social e secretaria de Governo, defendia que sempre manteve esse contato com a ANAC de forma online e afirmava que deveria estar havendo algum erro no sistema da agência.
“Fomos notificados e, de imediato, contatamos a agência reguladora para comprovar que toda a comunicação já estava sendo realizada via online, e todas as solicitações por parte da agência foram prontamente respondidas pelo município que é gestor do aeroporto. A partir do protocolo da nova resposta, o processo foi arquivado e o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles não corre risco de ter as atividades suspensas”, ressalta o secretário municipal de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria.
Dentro da resposta encaminhada, também consta a atualização do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), documento que tem como principal objetivo a segurança operacional do aeroporto.
Uma vistoria também foi realizada por parte da ANAC no Aeroporto de Poços de forma presencial e a Prefeitura já se mobilizou tendo realizado inúmeras melhorias e demais benfeitorias em andamento, relativas a outros fatores apontados pela agência.
Atualmente, o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles recebe voos particulares e comerciais com aeronaves de pequeno e médio porte.
Informações da Prefeitura de Poços de Caldas
Leia mais: