Até este sábado, profissionais da NAV Brasil votam pela entrada ou não em estado de greve

Aeroporto de Jonville (SC), cujos serviços ATC são parte da rede NAV Brasil – Imagem ilustrativa – Fonte: Plane Spotter Joinville

A partir da realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na noite de ontem, 21 de julho, com transmissão ao vivo que pode ser vista novamente no vídeo abaixo nesta matéria, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) deu início ao processo de votação pela aprovação ou não do estado de greve pelos Trabalhadores na Proteção ao Voo da NAV Brasil.

A NAV Brasil é a estatal brasileira de serviços de navegação aérea para a qual trabalham todos os profissionais civis do segmento (controladores de voo, meteorologistas aeronáuticos, técnicos de informações aeronáuticas e operadores de estações aeronáuticas), enquanto os profissionais militares fazem parte do quadro do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Há vários meses, o SNTPV está em negociação em busca de melhorias na oferta de reajustes feitos pela NAV Brasil para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023-2025, porém, diante da não evolução, a categoria avalia a realização de uma grave.

O Sindicato vem alertando que os profissionais brasileiros do setor estão passando por um momento de crise, devido a perdas salariais e cortes de benefícios decorrentes de acordos coletivos com reajustes abaixo da inflação ao longo dos anos, além de vários outros aspectos.

Com isso, os profissionais de navegação aérea estão precisando buscar outras fontes de renda fora do horário de trabalho, impedindo-os de se dedicarem exclusivamente à profissão, levando-os à fadiga e, por consequência, reduzindo os níveis de segurança da aviação nacional.

O Sindicato destacou durante a live da AGE que não houve atritos com a NAV Brasil, e que sempre houve um bom relacionamento com a empresa durante as negociações, portanto, a possível greve é apenas consequência de não evolução satisfatória dos termos negociados.

Também como explicado durante a AGE, caso a votação, que vai até este sábado, 22 de julho, resulte em aprovação, será dado início ao chamado estado de greve, que não significa a deflagração da greve, ou seja, ainda não terá nenhum impacto sobre os serviços prestados.

Uma aprovação de um estado de greve significará que o SNTPV passará a tomar as medidas legais necessárias para a preparação de uma posterior deflagração de greve, que, por sua vez, também precisará de uma nova votação dos profissionais da NAV Brasil para ser efetivamente deflagrada.

Todas as informações apresentadas pelo SNTPV durante a transmissão ao vivo da AGE podem ser conferidas integralmente no vídeo a seguir:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias