Início Vídeos

Atlas faz incomum voo a Viracopos com Boeing 777 todo branco no lugar do 747; veja em vídeos

O Boeing 777F decolando em Viracopos, em cena dos vídeos abaixo – Imagem: canal Viracopos FullHD

Voos da norte-americana Atlas Air ao Brasil com o avião cargueiro do modelo Boeing 777F são frequentes, já que a companhia o utiliza no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, porém, nessa semana, o uso do equipamento em outro aeroporto chamou atenção de todos que acompanham as operações dos grandes aviões no país.

A Atlas é bastante conhecida por fazer muitos voos com os Boeings 747-400F e 747-8F ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), sendo comum ver dois ou até três deles ao longo de um mesmo dia no local. Com isso, o uso do 777F na quarta e quinta-feira ganhou destaque.

Os dois vídeos a seguir, dos canais Golf Oscar Romeo e Viracopos FullHD, mostram a operação do cargueiro por diferentes ângulos:

A aeronave vista nos vídeos acima é a registrada sob a matrícula N704GT, que também chama atenção por estar com pintura completamente branca, sem qualquer sinal de qual companhia aérea a opera. Ela chegou na tarde da quarta-feira, 5 de outubro, e partiu na manhã da quinta, 6 de outubro.

Mas, como visto frequentemente nos últimos dois anos, aviões com pintura branca ou apenas com cores parciais da operadora não são nenhuma tentativa de esconder algo, mas sim, tornaram-se comuns porque a alta demanda no transporte aéreo de cargas tem feito com que as empresas priorizem colocar os equipamentos rapidamente em voo, ao invés de gastar tempo parado no solo para pintura.

Este 777F é muito usado nos serviços da Atlas Air entre a Ásia e os Estados Unidos, e muitas vezes é alocado na rota que segue até Guarulhos, mas, como citado acima, em Campinas a companhia apenas opera os Jumbo Jets.

Por sinal, nessa incomum operação, a programação dos voos GTI-31 e GTI-32, que consta no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), deveria ser feita com o Boeing 747-8F, portanto, o 777F foi usado como equipamento alternativo.

No momento da publicação, a programação também não indicava nenhum outro uso do 777F pela Atlas em Viracopos nos próximos dias e semanas.