ATR-72 da Azul apresenta pane a 20 mil pés e pilotos o retornam à origem

ATR-72 da Azul Linhas Aéreas, mesmo modelo do envolvido no incidente

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) registrou um novo incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, no qual a mesma precisou ser retornada ao aeroporto de origem com problemas hidráulicos.

A ocorrência aconteceu com o ATR-72-600 registrado sob a matrícula PR-ATV, que estava realizando, no dia 7 de dezembro, um voo entre Campinas, interior de São Paulo, e Maringá, no Paraná.

De acordo com as informações do CENIPA e também dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox, o voo AD-2907 decolou do aeroporto campineiro às 19h25 com 49 passageiros e 4 tripulantes, entretanto, durante a fase de subida do bimotor, foi apresentado aos pilotos uma falha no sistema hidráulico do motor #1 (asa esquerda).

Os pilotos efetuaram a leitura dos manuais da aeronave e a conclusão foi que o procedimento adequado seria retornar ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Assim como se pode observar na imagem abaixo, obtida através do RadarBox, a aeronave atinge cerca de 20 mil pés (cerca de 6,1 km) de altitude antes de iniciar o retorno para Campinas.

O ATR a 20 mil pés pouco antes de iniciar o retorno à origem – Imagem: RadarBox

Após cerca de uma hora e 10 minutos desde a decolagem, a aeronave pousou pela pista 15 do aeroporto sem novas intercorrências. O bimotor envolvido no incidente permaneceu em solo até o dia 8 de dezembro, quando decolou e completou um voo para Uberlândia, em Minas Gerais.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias