Aviação do Exército visita Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, no Complexo Santos Dumont (RJ)

Imagem: DECEA

Na última terça-feira (22), os oficiais-alunos matriculados no Curso Avançado de Aviação do Exército realizaram uma visita às instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), localizado no Complexo Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro.

O curso visa a habilitar os oficiais de carreira, Majores e Capitães, dos Cursos de Aperfeiçoamento de Oficiais, de Piloto de Combate e de Gerente de Aviação, para o desempenho das funções de oficial de ligação da aviação do Exército, nos grandes comandos e comandante de Unidade Aérea em operações.

O objetivo da visita foi proporcionar ao aluno o entendimento de como funciona o gerenciamento da circulação aérea no Brasil, além de conhecer as atividades desempenhadas pelo CGNA, pois futuramente eles serão oficiais de ligação para coordenar os voos do Exército”, destacou o coordenador do curso, Tenente-Coronel de Cavalaria Fabrício Gonçalves Magalhães Rocha.

Na visita ao CGNA, a comitiva foi recebida pelo adjunto do Salão Operacional, Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Raphael Luiz Pellanda, que fez uma apresentação na qual destacou a missão da Organização, responsável pela harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e demais atividades relacionadas à navegação aérea.

O oficial apresentou a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM). Foi destacado também o trabalho de coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. O CGNA conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.

Imagem: DECEA

Outro assunto em destaque foi a atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil de 2012 a 2016: Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20); Jornada Mundial da Juventude (JMJ), Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Salão Operacional, onde conheceram o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela Organização, visando a segurança, a fluidez e a eficiência da navegação aérea.

O Major de Cavalaria Leonardo Santos Herculano, em nome do Centro de Instrução de Aviação do Exército, agradeceu pela disponibilidade e cordialidade com que os alunos foram recebidos. “É uma grande satisfação termos a oportunidade de conhecer as atividades e atestar a qualidade dos serviços prestados pela Organização”, afirmou.

Ao final da visita, o comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, agradeceu a presença e externou o prazer em receber a comitiva do Exército. “O CGNA trabalha 24 horas na monitoração das operações aéreas, visando à qualidade dos serviços prestados pelo Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Os Senhores são também nossos clientes e podem contar sempre com o nosso trabalho”, pontuou.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias