Início Acidentes e Incidentes

Avião Airbus A321 da Azul volta à origem após forte barulho ouvido em uma das portas

Airbus A321 da Azul Linhas Aéreas

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) recebeu um reporte de incidente envolvendo uma aeronave da Azul Linhas Aéreas no início deste mês. Na ocasião, a aeronave precisou retornar ao aeroporto de origem após um problema em uma das portas.

A aeronave envolvida no incidente foi o Airbus A321, registrado sob a matrícula PR-YJC, que realizava o voo AD-4885 de Campinas, interior de São Paulo, para Recife, no Pernambuco, no último dia 6 de julho.

Informações disponíveis na base dados do CENIPA contam que a aeronave, que transportava 187 passageiros e 7 sete tripulantes, decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos, às 23h09, ainda no dia 5 de julho.

Durante a fase de subida, a 29 mil pés (cerca de 8,84 km) de altitude, já rumo ao nordeste, a aeronave apresentou forte barulho proveniente de uma das portas. Diante da anormalidade, os pilotos iniciaram os procedimentos previstos em manual e decidiram retornar ao aeroporto campineiro.

Registros da plataforma online RadarBox mostram que a aeronave realizou uma volta sobre o sul de Minas Gerais e seguiu rumo ao pouso em Campinas. O procedimento ocorreu de forma segura e sem intercorrências após 44 minutos de voo.

O CENIPA não detalhou o motivo pelo qual uma das portas, também não especificada qual seria, teria produzido o barulho que levou a tripulação a não prosseguir com o voo. O jato voltou a decolar às 01h03 e cumpriu o voo sem novos incidentes.

Imagem: RadarBox