
Nos próximos dias, o Brasil recebe novamente a visita de um exótico e clássico avião de carga Antonov AN-12 da Ukraine Air Alliance, que virá trazer um equipamento de perfuração de poços de petróleo da costa do Espírito Santo. A data do voo ainda não foi informada, bem como não é publicamente conhecido o importador do maquinário.
O destino também não foi divulgado ainda, mas há probabilidade de que a aeronave desembarque em Vitória, Rio de Janeiro ou Cabo Frio, dada a proximidade com as principais plataformas off-shore do país e as estruturas desses aeroportos.
A aeronave Antonov AN-12, por sua vez, remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância.
Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.
Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada