Avião Boeing 777 da United emite fumaça intensa durante reboque em Londres e atrasa voo de volta

Uma aeronave da United Airlines, do modelo Boeing 777-200ER, enfrentou um incidente técnico enquanto era rebocado no Aeroporto de Londres-Heathrow nesta segunda-feira (7). O avião, registrado como N78003, havia chegado à capital britânica no domingo, perfazendo o voo UA-880, proveniente de Houston.

O incidente retardou o embarque do próximo voo, que estava programado para decolar para Washington às 12h15 locais. Durante o reboque da aeronave até o portão de embarque 235, profissionais de pátio observaram a emissão de fumaça branca vinda da Unidade de Potência Auxiliar (APU).

A APU se trata de um motor a reação que permite que sistemas da aeronave operem de forma autônoma enquanto está no solo, não necessitando, portanto, do uso de equipamentos de apoio terrestre, como unidade de potência de solo, unidade externa de ar-condicionado ou um carrinho de partida à ar de alta pressão. Em geral, essa unidade é posicionada na cauda do avião.

Ainda não há informações sobre o que causou a fumaça. O voo de retorno para os Estados Unidos está atrasado. No momento em que essa matéria foi escrita, a programação previa decolagem para 14h no horário de Brasília (pode haver novas alterações).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias