Avião da Qatar faz rota bizarra só para não voar direto para Israel

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Uma aeronave da Qatar Airways fez uma parada em Chipre antes de voar para Israel, evitando um voo sem escalas, que também poderia ser a primeira vez de uma ligação direta entre o Catar e Israel.

Assim, a rota triangular evitou algum constrangimento, já que o Catar possui laços com o Irã e o Hamas e tem sido um intermediário entre Israel, os Estados Unidos e grupos terroristas.

A aeronave em questão não era um dos grandes jatos de passageiros da Qatar Airways, mas um Gulfstream G650ER, um jato executivo, de matrícula A7-CGF (semelhante ao da foto acima).

A aeronave decolou de Doha, parou em Larnaca, antes de continuar para o Aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv. Após uma breve parada em Tel Aviv, a aeronave voltou para Doha com a mesma escala no Chipre.

A postura da Qatar diante do não reconhecimento de Israel vez ou outra gera comentários. O último veio do pesquisador Frank Luntz, que destacou o fato de Israel não estar representado nos mapas mostrados a bordo dos voos, como mostra a publicação dele, abaixo, feita na rede social X (antigo Twitter).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias