Avião de empresa que costuma trazer deportados ao Brasil perde um dos pneus ao decolar

Boeing 737-300 da Swift Air, semelhante ao envolvido – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Flickr

Uma curiosa ocorrência foi registrada na última quinta-feira, 17 de março, durante a decolagem de um avião Boeing 737 nos Estados Unidos.

Segundo notificação consultada pelo AEROIN junto ao sistema de compartilhamento e análise de informações de segurança da aviação da FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), o incidente envolveu a aeronave 737-300 cadastrada sob a matrícula N397SW, operada pela companhia Swift Air.

O jato cumpriu o voo de número SWQ-257, que partiu do aeroporto de Dayton às 11h23 da manhã da quinta-feira e pousou às 12h51 no aeroporto de Newark, porém, deixou para trás, ainda na decolagem, um de seus pneus.

O voo em que a aeronave perdeu o pneu na decolagem – Imagem: RadarBox

A FAA descreve apenas que “a aeronave perdeu um pneu durante a decolagem em Dayton”, classifica como “desconhecida” a situação de danos ao Boeing 737 e não fornece detalhes adicionais sobre como tudo se desenvolveu após a perda.

Assim, até o momento da publicação desta matéria, não era possível saber se os pilotos tomaram conhecimento do incidente ainda durante o voo ou se tudo foi descoberto apenas após o pouso.

Vale ressaltar que o Boeing 737 possui duas rodas em cada posição de seu trem de pouso, portanto, é possível pousar mesmo com a falta de um pneu ou da própria roda toda. Entretanto, a carga do toque com o solo concentrada em apenas um lado do eixo das rodas pode causar danos ao conjunto.

Após o incidente e o pouso sem intercorrências em Newark, o Boeing 737-300 voltou a decolar pouco menos de 24 horas depois, para Miami, às 10h47 da manhã da sexta-feira, 18 de março, o que parece indicar que não houve danos ou que, se houve, foi possível reparar sem necessidade de grandes intervenções de manutenção.

A Swift Air possui mais de 40 aviões em sua frota, dos modelos ATR-42 e -72, Embraer EMB-120 Brasília, Boeing 737-300, -400 e -800, e Boeing 757-200. A empresa é conhecida por fazer voos ao Brasil em fretamentos do governo americano para enviar deportados.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Passageiros podem ter um cartão de crédito exclusivo feito a partir...

0
A indústria de cartões de crédito é competitiva e as emissoras de cartões têm várias estratégias para colocar seus cartões na frente