Avião de passageiros fica tomado por fumaça e pilotos comandam pouso de emergência

Avião De Havilland Dash 8-400 Q400 SpiceJet
Dash 8-400 da Spicejet – Imagem: Venkat Mangudi / CC0, via Wikimedia Commons

Um incidente ocorrido na última quarta-feira (12) chamou a atenção, quando uma aeronave que realizava um voo de passageiros precisou realizar um pouso de emergência, após ser tomada por fumaça em seu interior. A ocorrência se desenvolveu a bordo de um de Havilland Dash 8-400 registrado sob a matrícula VT-SQB, da companhia aérea indiana Spicejet. A aeronave realizava o voo SG-3735 de Goa para Hyderabad, na Índia.

O Times of India cita que o bimotor transportava 86 pessoas e que, durante a descida para pouso no Aeroporto Internacional Rajiv Gandhi, foi tomado por fumaça, conforme pode ser visto na imagem abaixo. Os pilotos iniciaram, então, uma descida em emergência e realizaram um pouso sem intercorrências. Os passageiros foram orientados para realizar uma evacuação e apenas um sofreu ferimentos leves, sendo encaminhado para um hospital.

Um passageiro, que estava a bordo do voo, relatou: “Algo aconteceu no banheiro. Ouvimos a equipe falar em voz baixa. Em mais 20 minutos, havia fumaça ao nosso redor. Logo, as luzes se acenderam e a equipe nos pediu para parar de falar, para não sair de nossos assentos.

Outro passageiro disse que a tripulação pediu às pessoas que “pulassem e corressem” assim que as portas de emergência se abrissem no pouso. “A equipe da companhia aérea nos obrigou a excluir vídeos e fotos do incidente… eles roubaram meu telefone quando eu recusei“.

A Direção-Geral de Aviação Civil (DGCA) da Índia confirmou o incidente e comunicou que abriu uma investigação sobre a ocorrência. Não há nenhuma informação do que teria causado a grande cortina de fumaça a bordo.

Recorrência

Em junho passado, uma ocorrência semelhante ocorreu com a aeronave do mesmo modelo, que realizava um voo de Delhi para Jalapur.

Na ocasião, a aeronave havia decolado e quando cruzava a 5.000 pés de altitude (1.500 metros), uma fumaça começou a se formar a bordo, seguido de um alarme soando por alguns segundos. Como resultado, os pilotos declararam “Mayday” (pedindo emergência para pouso) e decidiram voltar para Delhi, onde pousaram em segurança.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias