Avião espião mais avançado da história de Israel está pronto para ser colocado em voo

Foto: IAI

A Aeronave de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Oron) de Israel está com o projeto de acordo com o cronograma para a introdução de serviços, com o término recente da integração de sistemas de inteligência.

O anúncio foi feito pela Direção de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DDR&D) do Ministério da Defesa de Israel e pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (IAI) durante uma cerimônia recente. O Ministério da Defesa fez também uma postagem no Facebook a respeito destes avanços, descrevendo-os como um “marco significativo”.

O programa de desenvolvimento e testes da Aeronave Oron seguirá agora para a fase de voo de teste conjunto, realizados pela Força Aérea Israelense e pela IAI.

O jato executivo Gulfstream G550 adaptado à plataforma Oron foi entregue a Israel em abril de 2021 para modificações. Seu cronograma de entrada em serviço estava previsto para 2023. De acordo com a Força Aérea Israelense, a aeronave terá as funções de “imagens aéreas, controle e radar, e a coleta de inteligência marítima”.

Atualmente, Israel opera cinco plataformas derivadas de jatos Gulfstream: três aeronaves “Eitam” para alerta aéreo antecipado e duas “Shavit” para serviços de coleta de inteligência. A nova aeronave Oron passará a fornecer serviços de reconhecimento e vigilância ainda mais avançados quando entrar em serviço.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

A última das 3 maiores empresas aéreas da China também encomenda...

0
O pedido dos novos aviões da fabricante chinesa COMAC vem poucos dias depois de outro anúncio semelhante, também para 100 unidades do jato.