Avião presidencial francês voa baixo sobre o Brasil neste momento; acompanhe a rota

Um Airbus A330-200 presidencial da Armée de l’Air, a Força Aérea Francesa, está neste momento sobrevoando o Brasil numa atitude bem abaixo do normal. Esta notícia está em desenvolvimento e será atualizada de maneira recorrente.

Foto por Clément Alloing

O jato que sobrevoa o Brasil serve ao presidente francês, Emmanuel Macron, e seu gabinete, e tem uma pintura simples com as cores da bandeira da França. A aeronave do modelo Airbus A330-200 foi fabricada em 1998 e voou na companhia aérea Swiss antes de ir para a francesa Air Caraibes, onde esteve até 2009, quando foi repassado para os militares.

Este A330 de matrícula F-RARF é um dos 12 utilizados pela Armée de l’Air, sendo que 9 são da variante MRTT, que serve para transporte estratégico de cargas e reabastecimento em voo, e 3 são da versão VIP para transporte presidencial.

Por curiosidade, dois dos três jatos A330 VIP franceses voaram antes na Avianca Brasil, mas o que está sobrevoando o país hoje foi adquirido anteriormente e era o único servindo à presidência francesa com o indicativo de chamada “COTAM01” ou “Cotam Unité”, quando o presidente estava a bordo, equivalente ao “Força Aérea Um” utilizado no Brasil e nos EUA.

A passagem do avião no Brasil ainda não está esclarecida, mas fontes dizem que deve seguir para Campinas onde fará manutenção na Azul Linhas Aéreas. A aeronave acabou pousando em Recife às 16h15 deste domingo, e deve seguir até amanhã para Campinas. (informação a confirmar).

ALTITUDE BAIXA – A aeronave decolou de Caiena, na Guiana Francesa, na manhã deste domingo e sobrevoava o nordeste brasileiro, no momento em que a matéria foi escrita, mantendo a altitude de 18 mil pés, muito abaixo do padrão para uma aeronave deste modelo, que costuma voar no dobro desta altitude.

Este voo mais baixo pode estar relacionado a algum problema que impeça a operação em altitudes maiores, como sistemas anti-gelo inoperantes, por exemplo. É possível acompanhar o voo no aplicativo RadarBox, clicando aqui.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias