Avião que voou na TAM torna-se o primeiro A320 cargueiro entregue no mundo

Foto: EFW

Na manhã desta sexta-feira, 15 de julho, a ST Engineering e Elbe Flugzeugwerke (EFW) anunciaram a reentrega da primeira aeronave Airbus A320 Passenger-to-Freighter (A320P2F) do mundo. 

O marco representa o nascimento do primeiro A320P2F, que se junta às outras plataformas Airbus P2F já operacionais, o A330-300P2F, A330-200P2F e A321P2F, que foram reentregues pela primeira vez em 2017, 2018 e 2020, respectivamente. 

O A320P2F foi desenvolvido usando dados originais de projeto da Airbus, o que torna o design ainda mais robusto e confiável. Como o mais recente membro da família Airbus P2F a voar, a aeronave entrará em serviço para a Pradhaan Air Express, uma nova companhia aérea de carga na Índia.

“Com esta reentrega, nossa família Airbus P2F de cargueiros narrowbody e widebody está finalmente completa”, disse Jordi Boto, CEO da EFW. “Isso chega em um momento oportuno, pois a demanda por cargueiros convertidos continua a aumentar. Nosso conjunto completo de soluções Airbus P2F servirá para atender à lacuna atual e ao crescimento futuro do mercado de frete aéreo, oferecendo excelentes opções e benefícios para as companhias aéreas que desejam crescer uma frota diversificada de aeronaves cargueiros com semelhança operacional.”

O A320P2F pode acomodar até 10 contêineres [ULD] e uma posição de palete no deck principal e sete posições de contêiner no deck inferior. Dada a sua carga útil bruta de até 21 toneladas a um alcance máximo de 1.850 nm e o volume total utilizável em contêineres de 159 m3, a aeronave tem 85% de eficiência de estiva. Isso posiciona o A320P2F como ideal para atender ao mercado de comércio eletrônico.

Para atender à crescente demanda por conversões de cargueiros, a ST Engineering e a EFW estabeleceram novos sites de conversão na China e nos EUA este ano e aumentarão a capacidade de conversão de todos os seus programas Airbus P2F para mais de 60 slots por ano até 2024.

Para efeito de curiosidade, esta aeronave em questão voou antes na TAM como PR-MBB entre 2006 e 2017.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dessa vez com avião todo azul, está vindo ao Brasil outro...

0
Decolou dos Estados Unidos da América na madrugada desta sexta-feira, 26 de abril, mais um voo de brasileiros deportados daquele país para o