Aviões da Airbus e Boeing nunca mais serão entregues na Rússia, diz Rostec

Foto: Rostec

Numa notícia importante, mas que surpreendeu poucos dos que estão acompanhando de perto a situação na Rússia, a empresa estatal Rostec disse acreditar que aeronaves Airbus e Boeing “nunca mais serão entregues à Rússia” e que o país a partir de agora dependerá inteiramente de aeronaves construídas localmente, informou a Reuters.

Desde que as sanções foram impostas, o mercado russo tem girado em torno de aeronaves construídas localmente. O Aeroflot Group recentemente fez um pedido de 339 aeronaves fabricadas em UAC. A Rostec pretende entregar 1.000 aeronaves até 2030. E ainda há outras iniciativas no mesmo sentido, visando substituir totalmente as importações de produtos ocidentais.

“As aeronaves estrangeiras vão sair da frota das companhias aéreas russas. Acreditamos que esse processo é irreversível, e os aviões Boeing e Airbus nunca serão entregues à Rússia”, disse a Rostec.

A Rostec é uma holding estatal que controla a UAC United Aircraft Corporation e todos os fabricantes de aeronaves russos, incluindo a Irkut, Tupolev e Ilyushin. Após a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, as sanções da UE e dos EUA proibiram a entrega de aeronaves ocidentais, peças sobressalentes ou quaisquer serviços (incluindo leasing e manutenção de aeronaves) à indústria de aviação russa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com perfumes caros, Emirates lança novo kit de amenidades para os...

0
A Emirates começou a oferecer aos seus clientes na Primeira Classe e na Classe Executiva uma nova coleção exclusiva de kits de amenidades