Bloco de esquerda quer David Neeleman na CPI dos aviões da TAP

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi iniciada em Portugal para apurar possíveis irregularidades na privatização da TAP Air Portugal, então comandada pelo brasileiro David Neeleman e um sócio português.

A330neo da TAP, um dos novos aviões comprados por Neeleman

A empresa aérea portuguesa foi privatizada em 2015, após a vitória do consórcio Atlantic Gateway, liderado por David Neeleman e o empresário português Humberto Pedrosa, no certame aberto pelo Governo de Portugal.

Após a aquisição do controle, uma das primeiras ações dos investidores foi a renovação de frota, com o fechamento de um novo acordo com a Airbus, trocando um pedido de jatos A350 pelo A330neo, além da aquisição de mais aviões A320neo e A321neo/A321LR.

Passados os anos, existem atualmente acusações de que os aviões foram adquiridos fora do valor de mercado e de favorecimento ilícito, que estão sendo investigadas pelo Ministério Público de Portugal. Os empresários envolvidos nas acusações negam qualquer irregularidade.

Ainda assim, o partido português Bloco de Esquerda (BE) vai solicitar ao governo toda a documentação relacionada à aquisição de aviões entre o empresário David Neeleman e a Airbus, anunciou a deputada Mariana Mortágua ao jornal Eco. De acordo com a membro da CPI da TAP, esta troca de aeronaves permitiu a entrada de Neeleman e Pedrosa na empresa em 2015.

“Queremos toda a documentação que se relacione à decisão de David Neeleman de trocar a frota de aeronaves e usar esses recursos para pagar a própria TAP no momento da privatização”, disse Mortágua. A comissão parlamentar de inquérito tomou posse ontem no parlamento português.

Segundo o BE divulgou em nota oficial houve um “abuso cometido na TAP, que é a imagem de um sistema de exceções e privilégios. Por isso é tão importante a Comissão de Inquérito Parlamentar que o Bloco conseguiu aprovar. É preciso resgatar o interesse público sem ceder à instrumentalização da TAP pela direita”.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...