Boeing testa tanque de combustível que apoiará a aviação comercial movida a hidrogênio

Foto: Boeing

Um novo tipo de tanque de combustível criogênico de alta capacidade, feito totalmente de materiais compósitos e sem emendas, projetado e fabricado pela Boeing, passou por uma série de testes importantes no Centro de Voos Espaciais George C. Marshall da NASA no fim de 2021. Os testes foram bem-sucedidos e mostram que a nova tecnologia está madura, segura e pronta para uso em veículos aeroespaciais.

O tanque de materiais compósitos tem 4,3 metros de diâmetro – semelhante ao tamanho dos tanques de combustível para uso no estágio superior do foguete Space Launch System (SLS) da NASA, que é a capacidade fundamental do programa Artemis da NASA de exploração espacial e lunar. Se a nova tecnologia de compósitos fosse implementada em versões evoluídas do estágio superior de exploração do SLS, a redução de peso desta tecnologia poderia aumentar as massas de carga útil em até 30%.

Durante os testes, financiados pela DARPA e Boeing, os engenheiros da Boeing e NASA encheram o tanque com líquido criogênico em vários ciclos de teste, pressurizando o recipiente até atingir e ultrapassar as cargas operacionais esperadas. No teste final, que pretendia forçar o tanque até causar falhas, as pressões atingiram 3,75 vezes os requisitos do projeto sem causar falha estrutural significativa.

As aplicações desta tecnologia expandem os voos espaciais anteriores. O teste, que se baseia na vasta experiência da Boeing com o uso seguro de hidrogênio em aplicações aeroespaciais, fornecerá informações sobre os estudos em andamento da Boeing com este combustível como futura fonte de energia para a aviação comercial. Além do uso em programas espaciais, a empresa concluiu cinco programas de demonstração de voo com hidrogênio.

Informações da Boeing

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias