Bombardier apresenta jatinho armado para concorrer com 737 caça-submarino

Divulgação – Bombardier

A canadense Bombardier anunciou hoje uma parceria para lançar um projeto de jatinho armado para caçar submarinos. A empresa fechou uma parceria com a americana General Dynamics para modificar o jato executivo Global 6500, um dos maiores da categoria, para missões antissubmarino, de inteligência, vigilância e reconhecimento.

O projeto ainda não tem nome definido, mas irá atender aos requisitos da licitação lançada pelo governo do Canadá para substituir o Lockheed CP-140 Aurora, versão canadense do P-3 Orion que por sua vez é o derivado militar do lendário L-188 Electra, bastante utilizado no Brasil pela Varig.

O P-3 hoje está em serviço nos EUA, Japão, Portugal, Chile, Argentina, Brasil e outros países, mas devido a idade do projeto, está em via de substituição em boa parte das nações.

No Canadá foi lançada uma licitação no início deste ano, com a Boeing oferecendo o P-8 Poseidon (737-800 civil com asas do 737-900ER modificado para caça submarina), sendo até ontem a única a disputar a concorrência.

A chegada da Bombardier na disputa se deu para ter uma opção “em casa” para substituir o CP-140 Aurora. Poucos detalhes do projeto foram revelados, mas é possível ver o Global 6500 numa arte com várias modificações, compartimento para lançamento de torpedos, mísseis AGM-84 Harpoon. É esperado que a aeronave seja equipada com radares, sensores térmicos, sonobóias e até minas de profundidade.

Pela Assessoria de Imprensa da Bombardier

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de