Canadá anuncia a compra de mais A330 usados para virarem “tanqueiros”

O governo do Canadá anunciou a compra de mais aeronaves usadas A330 para serem transformados em aviões-tanque.

Divulgação – Airbus

No ano passado, a Real Força Aérea do Canadá (RCAF) tinha anunciado que a Airbus ganhou a licitação para substituir os antigos jatos A310 (CC-150 Polaris) que serviam de transporte estratégico e reabastecimento em voo. O ganhador foi o A330, que foi batizado como CC-330 Husky.

O contrato com a Airbus incluía quatro novos jatos A330MRTT de fábrica, além da conversão de dois A330-200 civis usados para o padrão militar, igual a FAB fez com a Azul.

Um destes jatos usados, fabricado em 2015 para a Kuwait Airways e que deu baixa da empresa aérea durante a pandemia, já foi entregue para o Canadá e está voando como aeronave presidencial, mas em breve será convertido para poder fazer também missões militares.

O segundo avião, também ex-Kuwait, será entregue em breve para conversão. E ontem, a Ministra da Defesa, Anita Anand, anunciou a compra de mais três jatos usados A330-200, que serão convertidos para o padrão MRTT no futuro. A expectativa é que os aviões usados A330-200 já comecem a voar na RCAF esse ano, sendo convertidos para MRTT até 2027.

Adquirir aviões civis usados é mais barato e pode agilizar a entrega do jato, já que não depende de ter uma vaga na linha de produção da Airbus em Toulouse, que está mais ocupada com os novos A330neo e A350XWB, para depois ir para a conversão para versão militar em Getafe, enfrentando outra fila.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias