Grupamento Aéreo do Pará abre seleção para curso de Operador Aerotático

Imagem: Governo do Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), abriu inscrições para o processo seletivo do curso de operador aerotático (Coat/2023) com 35 vagas previstas em edital. Os candidatos das forças de segurança podem se inscrever até o próximo dia 3 de agosto por meio virtual ou na sede do órgão.

O operador é responsável, dentro da aeronave, pela segurança de voo. Dentro da rotina da aviação de segurança pública, este profissional colabora nos pousos e decolagens que precisam ser feitos em locais restritos, além de voos a baixa altura em que o risco de colisão com obstáculos são constantes, funcionando como extensão dos olhos dos pilotos, como explica o diretor do Grupamento Aéreo, coronel Armando Gonçalves. 

Inicialmente, haverá a seleção, depois a parte de conhecimentos e a prática, onde há o curso propriamente dito, com técnicas de abordagem, embarque e desembarque, tiro embarcado, retorno para aeronave, salvamento em água, patrulhamento em selva em caso de acidentes, além de conhecimento para navegar com aparelhos. O curso se faz necessário para aumentarmos nosso plantel de tripulantes, onde devemos instalar os novos operadores também em nossas bases Marabá e Santarém, ampliando nossa área de abrangência”, destaca.

O curso é aberto para servidores da segurança pública, como ambos praças e oficiais, no caso do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar, e delegados, investigadores e escrivães, no caso da Polícia Civil. Todos devem possuir, no mímimo três e no máximo 20 anos de serviço efetivo, além de apresentar em seu currículo algum curso operacional com pelo menos 165 horas.

Inscrições

Os interessados em participar do curso devem preencher a ficha de inscrição, conforme modelo publicado anexo ao edital, entregando pessoalmente, em horário comercial, na sede do Grupamento, na Avenida Júlio César, setor de hangares Sul do Aeroporto Internacional de Belém, em Val-de-Cães. É possível também enviar o documento de inscrição de forma on-line.

O candidado deve possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, no mínimo, na categoria “B” e não ter sido punido disciplinarmente por transgressão de natureza
grave nos últimos dois anos e não ter sido condenado em processo penal e/ou penal militar com sentença condenatória transitado em julgado.

Processo

O processo seletivo se dará em três etapas, na seguinte ordem: junta médica, teste de habilidades físicas e aptidão física e, a última, avaliação psicológica. O resultado de todo o processo será divulgado em 1º de setembro de 2023, com a relação final dos aprovados e classificados pelo site da Segup no link “Seletivo Graesp” e também no Diário Oficial. A aula inaugural do curso está prevista para o dia 12 de setembro.

Grupamento Aéreo

Criado em 2004, o Graesp fortalece a Segurança Pública no Pará, sendo estratégico em ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, resgate e transporte de pessoas. Mobiliza um efetivo com mais de 110 profissionais, entre pilotos, mecânicos, apoio de solo e administrativo, cedidos por órgãos de Segurança Pública, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

O Grupamento atualmente conta com 13 aeronaves, sendo seis helicópteros e sete aviões, utilizados em operações da segurança pública e ambientais, e no apoio aeromédico.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing expande JV em Tianjin para produção de peças de compósitos...

0
A Boeing concluiu a expansão de sua joint venture de compósitos em Tianjin, permitindo aumentar sua capacidade de produção de peças