Início Aviação Militar

Canadá confirma escolha do caça americano F-35 ao invés do Gripen

Divulgação – Lockheed Martin

A Real Força Aérea do Canadá (RCAF) confirmou que o caça F-35 será o substituto oficial do CF-18 Hornet, colocando fim à concorrência que teve o Gripen como perdedor. O caça americano de 5ª geração já tinha sido anunciado em março do ano passado e as negociações envolvendo detalhes técnicos iriam começar.

Apenas no caso da Lockheed Martin não conseguir atender a algumas exigências, o Gripen seria o escolhido. Entretanto, o governo do Canadá comunicou que concluiu essa fase sem problemas e que o contrato para 88 caças F-35A, a versão tradicional do caça que é praticamente invisível ao radar, foi assinado.

O Canadá faz parte do programa que resultou no F-35 desde sua concepção e foi um dos últimos parceiros internacionais do EUA a comprar o caça, que também já foi escolhido pela Alemanha, Suíça e Polônia nos últimos anos, diminuindo as potenciais vendas do Gripen NG, que é utilizado pela Suécia e Brasil.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A