Canadá vai dar para a Ucrânia o avião Antonov An-124 apreendido da Rússia

A Rússia acaba de perder mais uma aeronave para a Ucrânia, só que desta vez sem abate ou tiros e nenhum ferido.

Foto da BH Airport

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, anunciou que o Canadá transferirá para a Ucrânia a aeronave An-124 Ruslan apreendida dos russos ainda nos primeiros dias da guerra. Shmyhal disse que isso ocorrerá como parte das novas sanções colocadas pelo Canadá contra empresas russas. Além da aeronave, o Canadá transferirá outros ativos da empresa russa Volga-Dnepr em favor da Ucrânia.

“Um novo pacote de sanções contra a Rússia do Canadá. Em particular, contra a Volga-Dnepr. Estamos nos preparando para confiscar a aeronave An-124 e outros ativos do agressor no Canadá e transferi-los para a Ucrânia”, afirmou o primeiro-ministro.

Denys Shmyhal – Divulgação

No ano passado, a Ucrânia atuou judicialmente para deter as aeronave An-124 da Volga-Dnepr. De acordo com as decisões, três aeronaves An-124-100 foram proibidas de sair da Alemanha e uma do Canadá. A apreensão foi realizada para garantir a preservação de provas físicas e a subsequente indenização por danos.

A Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsia) concedeu ilegalmente o direito à empresa, que faz parte do grupo de empresas Volga-Dnepr, de emitir certificados de aeronavegabilidade para aeronaves An-124. Antes, essa função cabia apenas à fabricante da aeronave, a Antonov State Enterprise.

O An-124 Ruslan detido no Canadá está em Toronto há mais de um ano, onde aterrissou com uma carga de suprimentos de combate à Covid, mas nunca mais decolou devido aos embargos. Ele deverá ser operado pela Antonov Airlines.

Com informações do Ministério da Defesa da Ucrânia

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias