Carga especial da SAAB para a FAB chegará ao Brasil a bordo de um Boeing 767 civil

A empresa sueca SAAB, que desenvolve e produz os caças Gripen E usados pelo Brasil, fretou uma aeronave Boeing 767-300ER da empresa aérea canadense Cargojet, com a qual trará uma carga especial para a Força Aérea Brasileira, diretamente da Suécia. Fontes informaram ao AEROIN sobre o fretamento, cujo destino e horário será conhecido nos próximos dias.

O conteúdo da carga não foi informado por motivos de segurança, mas presume-se que tenha relação com os caças, podendo ser peças das aeronaves e até armamento. Até o momento, o Brasil possui dois caças na frota, de um total de 36 encomendados (que devem chegar a 40, como sinalizado pela Aeronáutica).

Apesar da SAAB possuir uma fábrica de aero estruturas no Brasil, a Saab Aeronáutica Montagens (SAM), em São Bernardo do Campo (SP), a primeira planta da Saab fora da Suécia para o caça, a carga não deve ter relação com tal operação, já que consta que será entregue à FAB diretamente.

A TRANSPORTADORA – Segundo dados do Planespotters, a frota atual da Cargojet é composta por 31 aeronaves Boeing ativas, sendo 10 unidades do 757-200F, três unidades do 767-200F e dezoito unidades do 767-300F. Recentemente, a empresa anunciou que ampliaria sua capacidade de carga com mais aeronaves, inclusive com a incorporação de jatos Boeing 777F.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias