Celebram-se os 40 anos do primeiro pouso do C-130 Hércules da FAB na Antártica

Imagem: Força Aérea Brasileira

No dia 14/09, o Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo comemorou o 40º aniversário do pioneiro pouso da aeronave C-130 Hércules no continente Antártico. Para celebrar o marco, a Base Aérea do Galeão (BAGL) foi o cenário da cerimônia, que contou com a presença do Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), assim como representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-RJ), dentre outras autoridades.

A solenidade teve início com o discurso do Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, que enfatizou a relevância histórica da missão na Antártica. “Um legado valioso deixado por todos os nossos ex-integrantes, pautado pelo senso de dever e pelo cumprimento da missão, independentemente da complexidade da Operação“, declarou o oficial.

Na sequência, foram prestadas homenagens à SECIRM, ao PROANTAR e à ESANTAR-RJ, pela contribuição brasileira na Antártica. O Suboficial Aureliano de Araujo Barcellar Neto, pioneiro do primeiro pouso, representou a tripulação e foi especialmente reconhecido. Outros seis ex-tripulantes antárticos também receberam homenagens por sua dedicação e comprometimento com a missão.

Imagem: Força Aérea Brasileira

Após a entrega das condecorações, foi realizada a exibição do documentário “Hércules de Gelo”, retratando os 40 anos do primeiro pouso da aeronave C-130 na Antártica por meio de relatos dos pioneiros da Marinha e da Aeronáutica, bem como depoimentos de autoridades e tripulantes. O documentário pode ser assistido abaixo:

Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional.

Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completou 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.

Informações da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias