Celebrou 1 ano de ativação o 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Marinha do Brasil

Imagem: Marinha do Brasil

O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) da Marinha do Brasil (MB) informou nesta semana que o 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) realizou, no dia 5 de julho, em seu hangar, a cerimônia militar alusiva ao seu 1º aniversário.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e contou com a presença do Almirante de Esquadra (Refº) Rayder Alencar da Silveira, ex-Ministro do Superior Tribunal Militar, do Vice-Almirante (Refº) Adilson Vieira de Sá, ex-Comandante da Força Aeronaval, e de Titulares das Organizações Militares do Complexo Aeronaval, além de convidados.

Imagem: Marinha do Brasil

Durante a ocasião, foram concedidos os diplomas da Ordem dos Harpias no grau “Harpia Honorário”, cuja finalidade é congregar os militares pertencentes ao EsqdQE-1, bem como homenagear civis e militares que tenham prestado serviços relevantes ao Esquadrão.

Ativada em 5 de julho de 2022, a nova Organização Militar do setor operativo, subordinada ao Comando da Força Aeronaval, tem o propósito de contribuir com o processo decisório de planejamento e emprego do Poder Naval por meio da utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP).

A criação do EsqdQE-1 marcou a história da Aviação Naval e trouxe significativo aumento na capacidade operacional dos navios da força naval durante missões de inteligência, vigilância e reconhecimento.

Aeronave remotamente pilotada modelo RQ-1 ScanEagle – Imagem: Marinha do Brasil
Aeronave remotamente pilotada ScanEagle na plataforma de lançamento – Imagem: Marinha do Brasil

O Esquadrão possui seis aeronaves ScanEagle, além de lançadores e recolhedores para operação terrestre e embarcada, que podem operar no período diurno e noturno em atividades de controle naval do tráfego, inspeção naval, prevenção de ilícitos, pirataria e terrorismo, monitoramento de desastres e operação de socorro e salvaguarda da vida humana no mar.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias