Cenas mostram a rara movimentação do avião A340 do governo turco no aeroporto de Guarulhos

O Airbus A340 em Guarulhos, em cena do vídeo apresentado abaixo

Como mostrado pelo AEROIN nos últimos dias, aviões muito incomuns de serem vistos no Brasil estiveram no país por consequência da cerimônia de posse do presidente Lula, porém, alguns deles também aproveitaram a vinda para compromissos em outras cidades.

Foram os casos, por exemplo, do Airbus A350 do governo alemão, que passou por Manaus antes de deixar o Brasil, e do Airbus A340 do governo turco, que voou até Guarulhos.

E com isso, diante do evento da rara operação desse avião pelo aeroporto paulista, diversos amantes da aviação se deslocaram ao local para ver e registrar imagens, como o canal “Oxigênio Aéreo” no YouTube, que publicou o disponibilizado vídeo a seguir, mostrando desde a saída do pátio até a decolagem:

A aeronave vista nas cenas acima é o Airbus A340-500 registrado sob a matrícula TC-CAN. Ele chegou ao país na sexta-feira, 30 de dezembro, pousando em Brasília no final da tarde.

Depois, no domingo, 1º de janeiro, partiu no início da noite e chegou ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 20h45, onde ficou até a segunda-feira, 2, decolando às 15h00 de volta para a Turquia, como visto no vídeo acima.

Dados e trajetória do voo de Brasília a Guarulhos – Imagem: RadarBox

Como informado previamente pelo AEROIN, a passagem por São Paulo teve um motivo especial, segundo apurou a agência estatal turca de notícias, Anadolu. Fontes diplomáticas disseram que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, encarregou o Ministro das Relações Exteriores, Çavuşoğlu, de representar o país não apenas na posse presidencial em Brasília, mas também no funeral de Pelé, em Santos (SP).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Governo debate com investidores a relicitação do Aeroporto de São Gonçalo...

0
Cerca de 25 investidores, incluindo CEOs de concessionárias de aeroportos e empresas do setor aéreo, se reuniram com o Ministério