Certificação dos russos MC-21 e SSJ New previstas para serem concluídas até o fim de 2023

Imagem: Rostec

Os programas de novas aeronaves MS-21 e SSJ New (com componentes russos) estão avançando, apesar das sanções e da concorrência, com a certificação agora planejada para ser concluída até o final de 2023, disse o vice-primeiro-ministro Yury Borisov à agência de notícias estatal TASS.

Na sexta-feira (3), o vice-primeiro-ministro realizou uma reunião em Irkutsk, onde as questões prioritárias de implementação acelerada dos projetos MS-21 e SSJ New, preparação da produção em massa, questões problemáticas de substituição de importações dos principais sistemas, propostas de caminhos para resolvê-los, a possibilidade de abreviar o tempo de implementação do projeto , entre outros assuntos.

“Os programas MC-21 e Sukhoi Superjet estão avançando consistentemente, apesar das sanções e da concorrência desleal. A conclusão da certificação da aeronave MS-21 com motor nacional e do Sukhoi Superjet New com a substituição de 38 sistemas e componentes importados por russos estão planejados antes do final de 2023”, disse Borisov na reunião.

MC-21 (chamada pelos russos de “Aeronave Principal do Século 21”, e daí seu nome) é um projeto russo de uma família de aeronaves de fuselagem estreita para passageiros a jato de curta e média distância. É o segundo projeto russo de grande escala no campo da aviação civil depois do Superjet 100. 

Diferentemente do Superjet, projetado para o nicho de aeronaves regionais (alcance de voo de 3 mil km), o MC-21 é projetado para voos em distâncias de cerca de 6 mil km e está sendo criado como substituto do Tu-154 e Tu- 204/214, e também como alternativa às aeronaves estrangeiras Airbus A320 e Boeing 737.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias