Cessna Caravan decola sem piloto para testar sua interação com o Controle de Tráfego Aéreo

A startup Reliable Robotics, localizada na cidade de Mountain View, Califórnia, realizou recentemente três testes de voo de um Cessna 208 Caravan para comprovar a segurança de seus sistemas autônomos para uso em áreas movimentadas do espaço aéreo dos EUA. A certificação dos sistemas é um passo importante para permitir aeronaves sem piloto operacional no espaço aéreo gerenciado pela FAA.

Os testes incluíram a realização de procedimentos de voo regulares e confrontaram a aeronave com várias condições criadas em um ambiente simulado de Classe B. A empresa também demonstrou que as aeronaves equipadas com os sistemas de automação da Reliable poderiam ser supervisionadas do solo por operadores humanos que comunicariam com os controladores de tráfego aéreo.

Os três voos de teste, que ocorreram entre 25 de julho e 15 de agosto na Califórnia, mostraram que a tecnologia foi capaz de executar vetoração, mudanças de velocidade e voos sujeitos a várias condições climáticas. Os testes também permitiram concluir que o sistema da Reliable foi integrado bem-sucedido com provedores de serviços terceirizados e controladores de tráfego aéreo da FAA.

A aeronave de teste usada pela Reliable é uma variante 208B Super Cargomaster equipada com um motor Pratt & Whitney Canada PT6A e de propriedade da FedEx. Durante os testes, um piloto humano permanecia a bordo do Caravan para supervisionar as comunicações com o tráfego aéreo local, mas sem interagir, além disso, o “operador terrestre” localizado no escritório de avaliação e integração da FAA de Mountain View estabeleceu comunicação verbal e digital com os controladores.

Os testes realizados são fruto de um investimento da FAA, sendo coordenados pela Embry-Riddle Aeronautical University, em linha com o programa de Demonstração de Gerenciamento de Espaço Aéreo de Mobilidade Aérea Urbana da agência, que estuda como aeronaves sem piloto podem operar em espaço aéreo controlado.

A Reliable Robotics começou suas operações em 2017 e tem por objetivo certificar e comercializar sistemas de voo autônomos para controlar aeronaves durante a decolagem, aterrissagem, táxi e algumas opeações comerciais. As operações da Reliable também envolvem a companhia aérea Reliable Airlines, sediada no Novo México, que opera seis Caravan 208B.

As avaliações realizadas pelo Reliable Robotics são importantes para a segurança da aviação ao propiciar a coexistência pacífica entre aeronaves tradicionais e não tripuladas. Os testes ajudam a estabelecer meios para se ter maior segurança na aviação e torná-la acessível a todos.

Apesar de ainda estar em seus estágios iniciais, a Reliable Robotics já deu grandes passos rumo ao desenvolvimento de tecnologias que possibilitem a utilização de aeronaves sem piloto de forma segura no espaço aéreo controlado pela FAA. Seus últimos testes de voo são um grande passo nessa direção.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o