Chega a 1.000 entregas o avião T-6 Texan II, concorrente do Embraer Super Tucano

Imagem: Textron Aviation

A Textron Aviation Defense anunciou na quarta-feira, 12 de outubro, a entrega da milésima aeronave Beechcraft T-6C Texan II e a conquista do marco de 5 milhões de horas de voo em toda a frota global de T-6.

O modelo é um concorrente direto do brasileiro Embraer A-29 Super Tucano, disputando diversas encomendas com forças aéreas de vários países. Porém, apesar de muitos países usarem o equipamento da Embraer e o mesmo ser reconhecido por suas capacidades, ele tem pouco mais de 200 unidades entregues.

A título de curiosidade, o vídeo a seguir apresenta cenas de testes em pista não preparada com os dois modelos:

O milésimo treinador de voo militar T-6 foi entregue à Força Aérea Colombiana. A frota de cinco treinadores T-6C Texan II equipa o Comando de Combate Aéreo Nº 1 (CACOM-1) com sua lista inicial de aeronaves de treinamento militar avançado Beechcraft T-6C Texan II na Base Aérea Capitan Germán Olano Moreno em Palanquero, Colômbia.

A frota global do Beechcraft T-6 Texan II Integrated Training Systems (ITS) abrange cinco variantes, que foram fabricadas em uma linha de produção ativa com uma classificação 10 de nível de prontidão de fabricação (MRL). São elas:

– As aeronaves T-6A e T-6B do Joint Primary Aircraft Training System (JPATS), operadas pela Força Aérea dos Estados Unidos e pela Marinha dos Estados Unidos, respectivamente;

– O T-6C, um treinador de voo militar exportável;

– O T-6C+, uma variante armada exportável do T-6C; e

– O T-6D, operado pelo Exército dos Estados Unidos.

“Nossa equipe criou um sistema de treinamento integrado que é a capacidade mais avançada e procurada do mundo para a produção de pilotos – em particular, pilotos de 4ª e 5ª geração”, disse Tom Hammoor, presidente e CEO da Textron Aviation Defense LLC.

“Nossa nação conta com o T-6 há mais de 20 anos para treinar seus alunos de voo. Antes disso, os Estados Unidos contavam com o Beechcraft T-34 Turbo Mentor, o Beechcraft T-34 Mentor e o Cessna T-37 Tweet. Isso significa que todos os pilotos do Departamento de Defesa aprenderam a voar em uma aeronave Beechcraft ou Cessna por quase 70 anos”, completou Hammoor.

Imagem: Textron Aviation

A frota de 1.000 treinadores Beechcraft T-6 Texan II capacita pilotos em 13 nações e duas escolas de voo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Os operadores do T-6 incluem:

– Programa de Treinamento de Voo da OTAN no Canadá;

– Programa de Treinamento de Pilotos de Jato Conjunto da Euro OTAN (ENJJPT) na Base Aérea de Sheppard, Texas;

– Programa de Liderança da Aviação da Força Aérea dos EUA;

– Força Aérea, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Exército e Guarda Costeira dos EUA;

– Marinha Mexicana e Força Aérea Mexicana;

– Força Aérea Helênica (Grécia);

– Força Aérea Argentina;

– Força Aérea Iraquiana;

– Força Aérea Israelense;

– Força Aérea Real (Reino Unido);

– Força Aérea Real Canadense;

– Força Aérea Real Marroquina;

– Força Aérea Real da Nova Zelândia;

– Força Aérea Colombiana;

– Força Aérea Real Tailandesa; e

– Força Aérea da Tunísia.

Além disso, a Força Aérea dos EUA anunciou recentemente que uma 14ª nação adquirirá o T-6C por meio de um programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), alavancando os fundos de capacidade de parceria de construção de 2021 e 2022.

Com informações da Textron Aviation

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas questiona Azul Conecta sobre uso restrito de ventiladores...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) enviou um ofício à Azul Conecta, levantando preocupações sobre a proibição do uso de ventiladores