Início Empresas Aéreas

Clientes da Airbus devem esperar por mais tempo para receberem o novo avião A321XLR

Airbus A321XLR – Imagem: MarcelX42 / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Airbus está alertando seus clientes para que se prepararem para esperar mais tempo por suas entregas do novo modelo A321XLR de ultra longo alcance, informa a Bloomberg a partir de fontes próximas ao assunto.

Devido a problemas de produção em suas fábricas e ao escrutínio regulatório do novo tanque de combustível que permite o alcance maior ao jato, as entregas estarão atrasadas vários meses.

A empresa está recomendando que as companhias aéreas se preparem para o atraso, pois muitas delas buscam adquirir aviões para atender à crescente demanda pelas viagens enquanto a pandemia de Covid-19 desaparece.

A Airbus havia inicialmente planejado lançar o XLR ao mercado até 2023, mas adiou este prazo para meados de 2024 devido à investigação de reguladores europeus e americanos sobre um potencial risco de incêndio associado ao novo tanque de combustível extra integrado à sua estrutura traseira, atrás do trem de pouso, abaixo dos passageiros.

Os clientes da Airbus temem que a verificação regulatória possa adiar a chegada do avião até o final de 2024 ou início de 2025, segundo relatos de testemunhas.

A Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) alertou sobre o possível perigo em 2021, como uma “condição especial”, e recomendou medidas para mitigar os riscos na cabine de passageiros. De forma similar, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) também definiu tais condições especiais para o A321XLR em dezembro do ano passado.