Com as festas chegando, DECEA alerta pilotos de drones sobre cuidados especiais durante o período

Imagem via DECEA

As festas de fim de ano se aproximam e, junto delas, a crescente popularidade do uso de Aeronaves Não Tripuladas, conhecidas como Drones, para registrar momentos especiais. O avanço da tecnologia tem proporcionado vídeos panorâmicos e imagens aéreas em alta resolução, tornando-se uma prática comum em reuniões familiares e confraternizações.

No entanto, é fundamental destacar a importância da cautela, atenção e o estrito cumprimento das normas de tráfego aéreo para garantir a segurança da aviação e das pessoas no solo.

De acordo com dados do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão do Comando da Aeronáutica responsável pelo controle do espaço aéreo não tripulado no Brasil, foram contabilizados aproximadamente 346 mil voos de drones solicitados de janeiro a dezembro de 2023.

Com a proximidade das festividades de final de ano, a expectativa é de um aumento significativo nesses números. Nesse contexto, o DECEA emite alerta aos pilotos de drones, enfatizando a necessidade de seguir as melhores práticas para operações seguras e responsáveis.

Um dos pontos destacados pelo DECEA é a importância de observar as diretrizes sobre a utilização das radiofrequências para evitar interferências nas telecomunicações aeronáuticas. Além disso, os pilotos devem cumprir rigorosamente as legislações dos órgãos reguladores, utilizar o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (SISANT) e o sistema de Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARPAS). Manter o cadastro das aeronaves válido e ativo é uma prioridade para garantir a conformidade com as normas vigentes.

O DECEA destaca que, em caso de dúvidas, os usuários podem recorrer ao Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) do órgão e consultar as informações aeronáuticas disponíveis no site AISWEB.

Além disso, o Portal DRONE UAS, oferecido pelo DECEA, proporciona recursos como legislações atualizadas, tutoriais educativos e documentações para os Pilotos Remotos, além do acesso facilitado ao SARPAS e outros serviços.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias