Com Lula a bordo, caça Gripen escolta pela 1ª vez um avião presidencial brasileiro

Pela primeira vez na história, um caça Gripen da Força Aérea Brasileira escoltou uma aeronave presidencial.

Foto – Ricardo Stuckert/PR

O encontro no espaço aéreo brasileiro aconteceu hoje, 9 de maio, antes da chegada do Presidente Lula ao aeroporto de Gavião Peixoto, no interior paulista, onde fica a linha de montagem da Embraer e Saab para o caça F-39 Gripen.

O Airbus VC-1A (Airbus A319 de matrícula FAB2101) da FAB levava Lula a bordo, portanto, voava como Força Aérea Um, e foi acompanhado por alguns minutos pelo segundo caça de série Gripen recebido pela FAB, o de matrícula FAB4102.

O vídeo a seguir mostra o F-39 voando ao lado do VC-1A hoje, momento aproveitado pelo Presidente para fazer uma produção de publicidade:

Este Gripen visto na gravação foi um dos dois primeiros caças de série que chegaram juntos para a Força Aérea, e já estão operacionais no Esquadrão Jaguar (1° Grupo de Defesa Aérea) em Anápolis, Goiás, próximo ao Planalto. Além do encontro com o Força Aérea Um, o jato fez passagem baixa no evento na Embraer.

Em Gavião Peixoto, serão montadas 15 unidades da versão de um lugar (monoplace) do caça Gripen, sendo que as restantes virão já prontas da Suécia. Hoje, a FAB tem um total de 6 caças F-39E, contando com os dois que chegaram de navio dias atrás, além de haver no Brasil o caça de teste que ainda está com a Embraer e a Saab.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias