Com Lula, o novo avião Cessna 408 poderá ser adquirido pela FAB

O mais novo avião da mais tradicional fabricante de aviões do mundo, a Cessna, pode estar em breve na Força Aérea Brasileira (FAB).

Divulgação – Textron Aviation

O SkyCourier é uma aeronave utilitária leve que leva até 19 passageiros ou 2,7 toneladas de cargas em pallets ou contêiners, sendo uma aeronave ideal para pequenos aeroportos e locais de difícil acesso.

Ele é chamado por muitos como “Caravan Bimotor” em alusão ao irmão menor, o C208, que é o monomotor turboélice mais popular do mundo e reconhecido globalmente pela sua robustez, confiança e versatilidade.

E exatamente por isso o cliente de lançamento e que contribuiu no desenvolvimento do C408 foi a FedEx, a maior empresa aérea de cargas do mundo, que assim como fez no C208, trabalhou com a Cessna para modelar o avião a sua necessidade, provando ser um grande projeto.

No Brasil, o C208 tem uma grande história e hoje é operado principalmente por táxis aéreos e pela Azul Conecta, subsidiária regional da Azul, além da própria Força Aérea Brasileira, onde voa com a designação C-98 e tem sido um “pau para toda obra” da força militar, atuando principalmente na Amazônia.

Divulgação – Textron Aviation

E, nesse contexto, sempre foi desejado pelos militares, incluindo do Exército Brasileiro que quase comprou um avião praticamente igual, como falado anteriormente, exatamente para reduzir a dependência da Força Aérea, e reduzindo o custo das operações com helicópteros.

Agora o tema voltou a ser citado em reunião realizada na última sexta-feira entre o Presidente Lula, o Vice-Presidente Alckmin, o Ministro da Defesa, José Múcio; Ministro da Casa Civil, Rui Costa; e os Comandantes das três Forças Armadas, incluindo o General José Arruda que foi demitido hoje e era até ontem o Comandante do Exército.

Lula, Alckmin, Ministros e Comandantes – Foto: Ascom/MD

Segundo o Ministério da Defesa divulgou “os programas prioritários da FAB são o avião cargueiro militar Embraer KC-390, o caça SAAB F-39 Gripen e a aeronave de transporte leve C-408”.

Apesar de mais detalhes não serem divulgados pelo governo, o fato de citar o C-408 aponta para a escolha do SkyCourier, que compartilha muito de seus equipamentos e inclusive o motor com os aviões em operação pela FAB: o próprio C-98 Caravan, o caça de ataque leve A-29 Super Tucano e o avião de transporte Embraer E110 Bandeirante.

Embraer Bandeirante da FAB

E é exatamente o Bandeirante, que tem mais de 50 anos de operação, que seria substituído pelo C408 ou uma aeronave similar. Inicialmente, ele seria substituído pelo novo Projeto STOUT, mas este foi cancelado por falta de orçamento.

A necessidade de operar com um avião que pode levar cargas ou passageiros na Amazônia é alta, e a futura saída do Bandeirante deixará uma lacuna entre o C-98 que leva até 9 passageiros e o maior C-105 Amazonas que transporta até 73 pessoas.

Uma outra opção nacional, mas que até hoje não voou apesar de ser lançado antes do Cessna SkyCourier, é o ATL-100 da mineira DESAER, que ainda terá sua fábrica construída.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias