Com nova ameaça de paralisação de voos por greve de pilotos, Lufthansa e sindicato entram em acordo

Airbus A340-600 – Imagem: Lufthansa

Após a greve de pilotos da última sexta-feira, 2 de setembro, que deixou no solo a maioria dos voos da grande empresa aérea Lufthansa, a companhia informou nesta terça-feira, 6 de setembro, que continuaria as negociações coletivas com o sindicato dos pilotos (Vereinigung Cockpit – VC) sob alta pressão de tempo.

Segundo a companhia, devido à nova chamada de greve publicada na noite de ontem, os cancelamentos de voos para quarta e quinta-feira deveriam ser decididos até hoje às 12h. Isso seria necessário para o agendamento de aeronaves e tripulação, bem como para fornecer um aviso prévio mínimo aos passageiros afetados.

Caso a greve fosse adiante nos dias 7 e 8 de setembro, seriam novamente esperados efeitos maciços nas operações de voo da Lufthansa.

Michael Niggemann, Diretor de Recursos Humanos e Diretor de Trabalho da Deutsche Lufthansa AG, disse:

“É lamentável que esta disputa salarial continue a aumentar apesar de uma data de negociação acordada. Não temos qualquer entendimento para este curso de ação. O caminho da escalada também está errado porque sabemos que nossos pilotos preferem voar do que parar. Faremos tudo ao nosso alcance para ter sucesso com uma oferta melhorada, mesmo sob pressão de tempo.”

Depois que a demanda de negociação coletiva do Vereinigung Cockpit foi alterada na sexta-feira passada como resultado de uma decisão do tribunal do trabalho de Munique, o sindicato apresentaria a nova demanda pela primeira vez hoje.

A demanda anterior por compensação automatizada da inflação foi substituída por uma demanda por um aumento salarial anual de 8,2% a partir de 2023 – além de um aumento de 5,5% este ano. A lista de reivindicações do sindicato continha um total de 16 pontos individuais.

Com isso, a Lufthansa faria uma oferta melhorada hoje, após ter sido previamente oferecido até agora um aumento de 500 euros em 1º de setembro de 2022 e 400 euros em 1º de abril de 2023.

Embora até o momento da publicação desta matéria não houvesse sido divulgada uma atualização por parte da Lufthansa sobre a oferta e a negociação desta terça-feira, o euronews informou que houve um acordo após as negociações salariais de última hora.

Segundo o portal europeu, o sindicato afirmou que os dois lados concordaram em princípio com “um extenso pacote de questões monetárias e estruturais”, levando ao cancelamento da greve. Os detalhes do acordo serão divulgados nos próximos dias.

Com informações da Lufthansa

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias