Com os Belugas: Nova companhia aérea de carga da Airbus deve iniciar operações em outubro

Airbus A300600ST Beluga

A Airbus Beluga Transport está prestes a receber seu Certificado de Operador Aéreo nas próximas semanas. Após isso, a nova companhia aérea de carga da Airbus iniciará oficialmente suas operações independentes. Antes, voos vinham sendo feitos, mas ainda como parte do certificado da própria fabricante de aeronaves.

No passado, os cinco Airbus A300-600ST Belugas eram quase que exclusivamente utilizados pela própria Airbus transportando grandes componentes entre as instalações da fabricante. No entanto, agora, os seis A330-700 Beluga XL, maiores e mais modernos, substituíram os Belugas, deixando estes últimos subutilizados.

Para solucionar esse problema, a Airbus fundou uma nova subsidiária em junho de 2022, com sede no Aeroporto de Toulouse, na França. Desde então, está sendo estruturada como uma companhia aérea de carga independente, com fim de transportar cargas especiais para clientes externos.

O nome permanece o mesmo

A administração da nova companhia aérea de carga espera receber nas próximas semanas o Certificado de Operador Aéreo (AOC) da autoridade de aviação francesa. Após isso, em outubro, será oficialmente inaugurada, segundo confirmou um porta-voz da Airbus à aeroTELEGRAPH.

Uma outra decisão já foi tomada: o nome provisório escolhido, Airbus Beluga Transport, será também o nome definitivo, conforme confirmou o fabricante de aeronaves. A nova linha aérea já possui um código ICAO: BCO. No entanto, a designação IATA só será atribuída após a obtenção do COA.

Entretanto, isso não significa que a empresa esteve inativa até agora. Nos últimos meses, um dos Belugas transportou um satélite da empresa britânica de telecomunicações Inmarsat para o Kennedy Space Centre e outro trouxe um helicóptero modelo ACH160 para o Brasil, conforme amplamente noticiado pelo AEROIN na época.

Além dos clientes civis, a nova companhia aérea de carga da Airbus também planeja atender a clientes militares. Por exemplo, o compartimento de carga de 39 metros de comprimento, 6,7 metros de largura e 7,1 metros de altura pode acomodar dois grandes helicópteros de combate, algo que não é possível na concorrência.

Inicialmente, a Airbus Beluga Transport planejava iniciar com dois Belugas. De acordo com o planejamento mais recente, até três dessas aeronaves especiais estarão disponíveis para encomendas externas, aumentando para quatro a partir de 2024.

Segunda companhia aérea própria

A Airbus já possui sua própria companhia aérea de carga com a Airbus Transport International (Código IATA 4Y). No entanto, ela é principalmente responsável pelo transporte interno e, no futuro, concentrará exclusivamente suas operações com Beluga XL.

Por outro lado, a nova companhia aérea atuará ativamente no mercado. Para o carregamento e descarregamento, ela utiliza um sistema próprio que pode ser operado em menos de uma hora no aeroporto. É projetado para cargas de até 20 toneladas. Em aeroportos importantes, haverá um sistema mais robusto, permanentemente instalado no local.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Leoa que escapou e vagou pela Ucrânia durante a guerra é...

0
Este notável voo com o grande Jumbo Jet marca um novo capítulo na vida dessas criaturas majestosas, que foram encaminhados ao santuário