Comandante sofre hemorragia nasal incontrolável e passageiro que também sabe pilotar assume o voo

Em um voo da Air Transat do Canadá para a República Dominicana, um comandante da companhia aérea canadense sofreu uma hemorragia nasal incontrolável, mas foi prontamente substituído por um piloto de folga de igual patente, segundo relatos. Com isso, não houve necessidade de desvios.

Como informa a reportagem do NY Post, o incidente ocorreu no voo TS-186, que saiu de Toronto com destino a Punta Cana no dia 22 de novembro. O piloto afetado teve uma emergência nasal incomum, o que levou o piloto de folga, que estava a bordo com sua família de férias, a assumir as responsabilidades do comandante incapacitado.

A Air Transat afirmou que seus pilotos são treinados para lidar com situações como essa e têm a capacidade de gerenciar o voo sem assistência. A companhia destacou que não houve risco para os passageiros, mesmo que o piloto reserva não estivesse a bordo.

O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá classificou o incidente como uma “ocorrência de classe 5”, o que significa que não será investigado de forma abrangente. O voo pousou sem incidentes no Aeroporto Internacional de Punta Cana, com 299 pessoas a bordo.

Os dados do incidente serão analisados para fins de segurança futura, relatórios estatísticos e arquivamento.

Essa situação destaca a importância do treinamento dos pilotos para lidar com emergências e garantir a segurança dos passageiros. A rápida substituição do capitão permitiu que o voo transcorresse normalmente e chegasse ao seu destino sem problemas.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias