Começa a Conferência Mundial de Segurança e Operações da aviação, promovida pela IATA no Vietnã

Imagem: Vietnam Airlines

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informa que começou hoje, 19 de setembro, a primeira Conferência Mundial de Segurança e Operações (WSOC), realizada em Hanói, Vietnã, sob o tema “Liderança em Ação: Conduzindo Operações Mais Seguras e Eficientes”.

A Vietnam Airlines é a transportadora anfitriã da WSOC, que é o principal encontro da indústria para examinar todos os aspectos da segurança, incluindo operações de voo, operações de cabine e resposta a emergências. É a primeira vez que a IATA realiza uma conferência de segurança no Vietnã.

Os discursos de abertura foram proferidos por:

– Tran Luu Quang, vice-primeiro-ministro, República Socialista do Vietnã;

– Nguyen Van Thang, Ministério dos Transportes do Vietnã; e

– Dang Ngoc Hoa, presidente da Vietnam Airlines.

Willie Walsh, Diretor Geral da IATA, comentou que a segurança é a maior prioridade da aviação, e isso se reflete nos altos níveis de participação governamental e no fato de que mais de 550 profissionais de segurança de aproximadamente 100 companhias aéreas, reguladores da aviação, fabricantes de aeronaves e outras partes interessadas em segurança estão presentes.

“Com a sua localização no coração da Ásia e um forte crescimento econômico, o Vietnã proporciona um local ideal para a WSOC. Estamos entusiasmados por ter a Vietnam Airlines, que tem uma rede de rotas crescente conectando a região e o mundo, como nossa companhia aérea anfitriã”, disse Walsh.

O CEO da Vietnam Airlines, Le Hong Ha, falou que a segurança está no centro de todas as companhias aéreas e, como companhia aérea nacional do Vietnã, a Vietnam Airlines sempre permaneceu comprometida com sua visão, missão e valores fundamentais como um grupo de companhias aéreas responsáveis.

“Temos o prazer de dar as boas-vindas à comunidade global de segurança em Hanói para compartilhar ideias, expandir o conhecimento e juntos transformarmos para uma indústria de aviação mais segura”, disse o executivo, que está participando do painel de CEOs, juntamente com o presidente e COO da Philippine Airlines, Stanley K. Ng, e com Nick Careen, vice-presidente sênior de operações, segurança e proteção da IATA.

Agenda para Segurança

Um destaque da WSOC foi o lançamento da Carta de Liderança em Segurança da IATA, com líderes de segurança de mais de 20 companhias aéreas como signatários.

Imagem: IATA

A Carta foi desenvolvida em consulta com os membros da IATA e com a comunidade da aviação em geral, para apoiar os executivos no desenvolvimento de uma cultura de segurança positiva nas suas organizações.

Também no topo da agenda está a transição que está sendo promovida na Auditoria de Segurança Operacional da IATA (IOSA), que completa 20 anos neste mês. A IOSA está mudando para um modelo baseado em risco sob o qual as auditorias serão adaptadas ao perfil de risco de cada companhia aérea.

Outras sessões analisarão a necessidade de relatórios estaduais de investigação de acidentes rápidos e completos para ajudar a melhorar a segurança. Segurança na pista, passageiros indisciplinados, saúde e bem-estar da tripulação de cabine e treinamento de pilotos também estão no programa.

Valor da aviação para o Vietnã

A IATA destaca que a aviação tem uma importante contribuição para o bem-estar econômico do Vietnã. Com base em dados de 2019 (pré-pandemia), contribuiu com 11,7 bilhões de dólares para o PIB do país, incluindo os gastos dos turistas estrangeiros que chegam por via aérea, representando 5,5% do PIB.

No total, 2,5 milhões de empregos, incluindo empregos relacionados com o turismo, foram apoiados pela aviação, de acordo com a Aviation Benefits Beyond Borders.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias