Competição nacional de Operadores Aerotáticos tem como vencedor a Polícia Militar de Santa Catarina

Imagem: Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina

Uma equipe representando o Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM) partiu em direção à Bahia para participar do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG). O evento, que ocorreu de 27 a 29 de setembro, reuniu profissionais de todo o país.

De acordo com o comunicado do Governo de Santa Catarina, o principal propósito do encontro foi proporcionar um espaço para discussão e atualização de informações cruciais para aprimorar a ordem pública em todo o território nacional. Além disso, houve a realização de uma competição entre os operadores aerotáticos das diversas forças de segurança em algumas das atividades multimissão realizadas por essas unidades especializadas.

O ENAVSEG foi palco também de intensas competições e demonstrações de habilidades operacionais das forças de segurança, colocando à prova a destreza e coragem dos participantes. As provas abrangeram uma ampla gama de habilidades essenciais para a atuação de aviação das forças de segurança, incluindo salvamento em altura, tiro policial, resgate aquático e corrida de orientação.

Imagem: Governo de Santa Catarina

Esta foi a terceira edição da Competição de Operadores Aerotáticos. Os tripulantes do BAPM, com esta vitória, acumulam dois títulos de campeões e um de vice-campeões, consolidando a hegemonia da aviação policial militar catarinense em território nacional.

As duplas de tripulantes que competiram no evento foram: 2º sargento Luciano e cabo William Rosa (Tiro Policial e Corrida de Orientação; 1° sargento Moreira e 3º sargento Strizer (Salvamento em Altura e Atendimento Pré-hospitalar) e os cabos Betega e Correa Filho (Salvamento Aquático).

A delegação catarinense contou com a presença do subcomandante-Geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado. Um momento de destaque do encontro foi a palestra ministrada pelo comandante do BAPM, tenente-coronel Iagã Indalêncio Cota, que compartilhou o conhecimento do BAPM sobre tiro embarcado em helicópteros. A apresentação proporcionou uma oportunidade única para os participantes adquirirem “insights” valiosos sobre uma das habilidades cruciais no arsenal das forças de segurança aéreas.

Informações do Governo de Santa Catarina

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias