Construção do avião An-140 na Rússia pode ser retomada após 8 anos de disputa com a Ucrânia

Foto de sbulanov, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

A empresa russa Samara Aviakor pode retomar o programa de construção de aeronaves An-140, que foi interrompido em 2015, após a ocupação da Crimeia pela Rússia. A construção do modelo em território russo, no entanto, está sujeita à substituição de importações de componentes, como foi declarado no relatório anual da empresa, lido pela agência russa TASS.

“Além disso, levando em consideração a recusa das empresas ucranianas em cooperar, o programa de construção de aeronaves An-140 foi interrompido. Mas a empresa está pronta para realizar a manutenção e reparo desse tipo de aeronave para manter sua operação. Caso o programa de substituição de importação de componentes e sistemas da aeronave An-140 seja implementado, a empresa está pronta para retomar o produção dessas aeronaves“, dizem os dados publicados.

De acordo com o relatório, uma medida compensatória após a interrupção do projeto An-140 foi a participação da Aviacor no projeto de construção de uma aeronave turboélice regional TVRS-44 Ladoga, que está sendo implementada pela Ural Civil Aviation Plant. 

Outra medida compensatória para a empresa é a fabricação de componentes para as novas aeronaves comerciais russas SSJ-100 e MC-21 no âmbito do programa de substituição de importações.

O An-140 foi criado para substituir os aviões de passageiros An-24 e Yak-40 e os aviões de carga An-26, An-30 e An-32. O primeiro voo do An-140 montado na Rússia ocorreu em agosto de 2005; desde 2006, aeronaves desse tipo foram produzidas em massa na fábrica da Aviakor em Samara, várias delas foram transferidas para os departamentos militares russos, em particular o Marinha Russa. 

Em 2015, a administração da empresa anunciou a suspensão do programa de produção do An-140 devido à situação na Ucrânia, onde estão localizados o Antonov Design Bureau e 34 fornecedores de componentes. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias