Controladores de tráfego aéreo da NAV Brasil são chamados a votar aprovação de estado de greve

Torre de Controle Aeroporto Internacional de Viracopos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), sociedade civil de direito privado e sem fins lucrativos de representação classista profissional, informou nesta semana que a categoria votará uma aprovação ou não de estado de greve nesta semana.

O SNTPV busca a negociação do ajuste, de apenas 3,06%, oferecido pela NAV Brasil (estatal brasileira de serviços de navegação aérea) na proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Como mostrado previamente no AEROIN, o Sindicato vem destacando que os profissionais brasileiros do setor estão passando por um momento de crise, devido a perdas salariais e cortes de benefícios decorrentes de acordos coletivos com reajustes abaixo da inflação ao longo dos anos, além de vários outros aspectos.

Com isso, os profissionais de navegação aérea estão precisando buscar outras fontes de renda fora do horário de trabalho, impedindo-os de se dedicarem exclusivamente à profissão, levando-os à fadiga e, por consequência, reduzindo os níveis de segurança da aviação nacional.

Diante do cenário da não evolução das negociações para o ACT 2023-2025, o SNTPV convocou os Trabalhadores na Proteção ao Voo da NAV Brasil para discutir e deliberar sobre uma aprovação de estado de greve.

A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) ocorrerá nessa sexta-feira, dia 21 de julho, às 18h00, através do canal do SNTPV no Youtube. Mais informações podem ser acessadas no site oficial do SNTPV.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias