Dassault deixa Sorocaba para ter centro de manutenção no Aeroporto Catarina

Divulgação – Dassault

A Dassault Aviation abrirá um novo centro de serviços (MRO) no Aeroporto Executivo Internacional Catarina, em São Paulo. O centro substituirá a atual instalação da Dassault em Sorocaba.

Com previsão de abertura no início de 2024, as instalações em Catarina oferecerão cerca de 40.000 pés quadrados (3.600 metros quadrados) de espaço de piso e escritório e poderão acomodar até 5 aeronaves Falcon simultaneamente. Será grande o suficiente para o novo Falcon 10X de alcance ultralongo, atualmente em desenvolvimento.

A Dassault Falcon Jet Catarina será capaz de realizar manutenção de linha até verificações de nível B para Falcons registrados no Brasil da família Falcon 7X e Falcon 2000, além de um programa de Avaliação Pré-Compra (PPE) para clientes que estejam considerando a compra de um Falcon usado. As operações de PPE incluem uma avaliação física detalhada da aeronave, verificações operacionais dos sistemas e uma busca detalhada de registros.

A nova instalação terá certificação de Estação de Reparo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil, da americana FAA e da europeia EASA, bem como das autoridades de aeronavegabilidade na Argentina, Bermuda e Uruguai. Ela será autorizada a realizar manutenção de linha e a maioria das inspeções principais nos modelos Falcon 50, 900 e 2000, além dos modelos Falcon 7X e 8X.

Além das inspeções e serviços de estrutura, a instalação será qualificada para fornecer manutenção de linha de motores nos modelos CFE-738; Honeywell TFE731; e Pratt & Whitney Canada PW307A, PW307D e PW308C. Também realizará procedimentos especializados de teste não-destrutivo (NDT), como testes de penetrante e corrente de Eddy. Uma oficina de baterias de serviço completo estará disponível para reparar, substituir ou carregar baterias principais e de emergência em Falcons ou em outros modelos de aeronaves.

O local continuará a apoiar uma Equipe de Atendimento Imediato (AOG), treinada para fornecer uma resposta móvel rápida diretamente para qualquer local de aeronave na América do Sul, juntamente com as peças e ferramentas necessárias para colocar um Falcon de volta ao ar com o mínimo de atraso.

A uma curta distância de São Paulo, o Aeroporto Executivo Catarina é o primeiro aeroporto internacional do Brasil dedicado à aviação executiva. A pista do aeroporto, com 2.470 metros de comprimento, está equipada para abordagens por instrumentos.

Recentemente o Aeroporto foi homologado para operar como Internacional 24 horas por dia:

Pela Assessoria de Imprensa da Dassault Falcon

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

No dia que Lula criticou assédio da Boeing, fabricante abriu mais...

0
No mesmo dia em que Lula criticou o assédio da Boeing contra os engenheiros da Embraer, a fabricante americana abriu mais vagas no Brasil.