Início Variedades

De madrugada e após anos, volta a pousar no Brasil um avião oficial do governo venezuelano

Na madrugada deste sábado, 31 de dezembro, o aeroporto de Brasília recebeu uma visita que havia tempos não aparecia: o Embraer Lineage 1000 da Conviasa, a empresa aérea estatal venezuelana. Apesar de ostentar a pintura da companhia aérea, a aeronave de matricula YV-3016 não faz voos regulares de passageiros, mas atende ao governo do ditador Nicolás Maduro.

Não há informação sobre os ocupantes da aeronave, mas ela é geralmente utilizada por membros do governo de Caracas. Maduro, no entanto, costuma usar outras duas aeronaves, um Airbus A319 para voos curtos e um A340 para voos de longa distância.

Essas duas últimas aeronaves ainda estão na Venezuela e havia uma previsão de que se deslocaria ao Brasil trazendo o ditador para a posse de Lula. Até o momento, no entanto, não há uma confirmação oficial sobre a vinda de Maduro, apesar da portaria que impedia sua presença ter sido revogada na sexta-feira, 30 de dezembro.

A última vez que uma aeronave a serviço do governo venezuelano pousou no Brasil foi em maio de 2020, quando um A340 da Conviasa pousou em Brasília para buscar o corpo diplomático do país vizinho, expulso pelo governo Bolsonaro que, à altura, reconhecia o oposicionista Juan Guaidó como chefe do executivo venezuelano.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.