Início Empresas Aéreas

Decola ao Brasil mais um voo com o belo avião de 3 motores MD-11; acompanhe e assista ao pouso

O MD-11F voando ao Brasil nessa segunda – Imagem: RadarBox

Esta segunda-feira, 13 de fevereiro, marca mais um dia em que, para alegria dos que gostam de aviação, será registrada uma operação de um clássico avião de três motores McDonnell Douglas MD-11 no Brasil, um modelo que se tornou raro de ser visto no país nos últimos anos.

Na madrugada desta segunda, a aeronave cargueira (MD-11F) de matrícula N596FE, da companhia norte-americana FedEx, partiu do grande centro de operações da empresa aérea em Memphis, nos Estados Unidos, cumprindo o voo FX-42, que tem previsão de pouso às 13h25.

O destino é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o único que recebe operações aéreas regulares da FedEx no Brasil.

O voo do belo trijato pode ser acompanhado em tempo real na tela de rastreamento online disponibilizada a seguir, e logo abaixo dela, a segunda tela apresenta a câmera do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que mostra ao vivo os pousos e decolagens no aeroporto da Viracopos.

Atualização: o pouso foi realizado às 13h24, conforme o vídeo a seguir. Na terça-feira, será possível ver a decolagem, conforme descrito abaixo nesta matéria.

Tela 1 – rastreamento online dos voos do N596FE
Os voos também podem ser vistos diretamente no RadarBox neste link.

Tela 2 – câmera ao vivo voltada para o aeroporto de Viracopos

Como mostrado pelo AEROIN há duas semanas, no dia 30 de janeiro a companhia norte-americana também havia colocado um avião MD-11F no voo FX-42, que é feito regularmente pelo modelo Boeing 767-300F.

As mudanças de equipamento neste voo parecem ser apenas casos pontuais de alta demanda (o MD-11 leva mais carga que o B767), já que, segundo dados da ANAC, a companhia não programou nenhuma operação periódica com o avião de três motores ao Brasil.

Pela programação de voo, a aeronave deve decolar apenas na terça-feira, 14 de fevereiro, às 17h40, no voo FX-41, da mesma forma que o fez na vinda anterior, há duas semanas.

O MD-11 deixou de voar regularmente ao Brasil após a alemã Lufthansa substituí-lo pelo Boeing 777 algum tempo depois de a FedEx também fazer a troca do trijato pelo Boeing 767. Porém, enquanto a alemã retirou o modelo de sua frota, a norte-americana ainda segue com mais de 50 unidades em operação.

O clássico avião foi um modelo de muito sucesso, porém, com aeronaves mais modernas tomando seu lugar com mais eficiência, ele vai se tornando cada vez menos comum de se ver.