Decola pela primeira vez o próximo novo avião Embraer 195-E2 da Azul Linhas Aéreas

Imagem: Alisson_SBSJ

Depois de quase dois anos desde que o último Embraer 195-E2 foi entregue pela Embraer à Azul Linhas Aéreas, um novo exemplar do modelo voltou a ganhar o céu pela primeira vez nesta quarta-feira, 21 de setembro.

Conforme imagens captadas no aeroporto de São José dos Campos (SP), onde fica a linha de produção de aviões comerciais da Embraer, o jato de matrícula PS-AEI efetuou os testes de taxiamento e corrida de pista com rejeição de decolagem nesta semana e, na quarta-feira, deixou o solo pela primeira vez:

Dados da plataforma RadarBox de rastreamento mostram que o jato partiu do aeroporto de São José dos Campos por volta das 15h15 e ficou pouco mais de 2 horas no ar, em testes na região de Guaratinguetá (SP), chegando à altitude de 41 mil pés (12.500 metros) e a velocidades de mais de 500 nós (cerca de 930 km/h). Aproximação com arremetidas também foram efetuadas.

Imagem: RadarBox

Como visto nos últimos dias, a Azul Linhas Aéreas anunciou a aceleração de sua renovação de frota, com a retirada de 12 jatos Embraer E195 da geração anterior (E1) e o avanço na finalização de ao menos dois novos E195-E2 – o PS-AEI visto acima e o PS-AEJ mostrado previamente. Outras unidades estão ainda dentro dos hangares de produção da Embraer.

Um E195-E2 já entregue, de matrícula PS-AEC, que estava fora de serviços há alguns meses, também teve sua manutenção concluída e voltou à frota na semana passada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias