Após três meses e meio sem voar, avião E195-E2 da Azul está de volta à ativa

O E195-E2 prestes a partir nessa sexta-feira – Imagem: canal Golf Oscar Romeo no YouTube

Em mais um sinal de que a Azul Linhas Aéreas está a todo vapor na preparação para a alta temporada de fim de ano, mais um avião reforça a frota de companhia a partir dessa sexta-feira, 16 de setembro.

Enquanto novos aviões estão em processo de chegada à empresa, como o primeiro A350 (que acaba de chegar ao Brasil), o A330neo de pintura rosa (que está pronto na França) e os dois novos E195-E2 (que estão sendo finalizados pela Embraer), outro equipamento que já fazia parte da frota está agora de volta à ativa.

O E195-E2 registrado sob a matrícula PS-AEC havia feito seu último voo em 29 de maio de 2022, entre Petrolina (PE) e Campinas (SP), e desde então nunca mais havia decolado. Nesse tempo, foi visto sem motor no pátio do hangar da Azul no Aeroporto de Viracopos.

Mas nessa tarde de sexta-feira, enquanto a companhia celebrava a chegada do A350-900, o PS-AEC foi retirado do pátio do hangar da Azul e partiu para um voo de teste após 109 dias no solo.

Sob a numeração AD-9801, o E195-E2 partiu às 15h10, subiu até 41 mil pés (12.500 metros) de altitude e voou até próximo de Bauru, no interior de São Paulo, antes de retornar a Campinas, totalizando 50 minutos até pousar em Viracopos.

O voo de teste do E195-E2 – Imagem: RadarBox

Com isso, caso a aeronave tenha sido aprovada no voo de teste, em breve deverá iniciar os voos comerciais. Caso contrário, se alguma discrepância surgiu no voo após o longo tempo fora de serviço, o jato ainda deverá passar por algum ajuste de manutenção antes de voltar a transportar passageiros.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias