Início Aeroportos

Decola pela primeira vez para Recife e Lisboa o maior avião da Azul, o Airbus A350; assista

Airbus A350-900 – Imagem: canal Viracopos FullHD, via YouTube

Como informado pelo AEROIN no início desse sábado, 15 de outubro, hoje seria o dia da primeira partida internacional do novo modelo de avião da frota da Azul Linhas Aéreas, o Airbus A350, desde que chegou ao Brasil, e a operação envolveria também uma parada na capital pernambucana, Recife.

De fato, o maior equipamento da história da companhia, de matrícula PR-AOY, está taxiando para a partida no momento da publicação desta matéria, e a decolagem poderá ser assistida na tela a seguir, que mostra a câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo apontada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Atualização: a decolagem ocorreu a partir das 10h43, podendo ser vista novamente ao retroceder a transmissão. O rastreamento do A350 em tempo real pode ser acompanhado no RadarBox neste link.

Câmera ao vivo – Aeroporto de Viracopos:

Como detalhado previamente, a consulta aos horários de voo (slots) dos aeroportos das capitais pernambucana e portuguesa indicava que o jato decolaria de Campinas às 09h30 e pousando em Recife às 12h30. Depois, a decolagem de Pernambuco ocorreria às 13h30, chegando em Lisboa próximo da meia-noite.

Porém, como a partida ocorreu com uma hora de atraso, às 10h30, toda a programação acima descrita deve sofrer alteração semelhante.

O retorno ao Brasil está previsto apenas para a terça-feira, 18 de outubro, mas toda a programação está sujeita a alterações a critério da companhia.

Sempre que o PR-AOY estiver em operação, será possível acompanhá-lo em tempo real na tela de rastreamento a seguir.

Tela de rastreamento – A350-900 PR-AOY:

O Airbus A350 da Azul ainda está passando por voos de treinamento de tripulação e avaliação de procedimento operacionais para inclusão do modelo na documentação da companhia junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Assim sendo, os voos que já aconteceram para Porto Alegre e Salvador, e estes para Recife e Lisboa, acontecem sem transporte de clientes. A expectativa da Azul é de estrear voos comerciais internacionais com o grande A350 ainda neste final do ano de 2022, para destino nos Estados Unidos.