Defesa Civil treinará pilotos de drones da região de Campinas (SP) para identificação de criadouros da dengue

Imagem: Carlos Bassan / Divulgação Prefeitura Municipal de Campinas

A Prefeitura Municipal de Campinas (SP) informa que treze municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vão participar do Curso de Operação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Enfrentamento da Dengue.

O objetivo é capacitar os pilotos habilitados para identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em locais de difícil acesso. A capacitação será no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, no dia 29 de fevereiro, das 9h às 17h.

A ação é uma iniciativa da Defesa Civil de Campinas em parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) e apoio do Conselho de Desenvolvimento da RMC.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou que a capacitação é voltada para servidores públicos habilitados em cursos anteriores ministrados pelo órgão para pilotagem de drones.

“Neste treinamento, esses pilotos habilitados anteriormente serão capacitados para ter um olhar focado nas arboviroses, verificando se há foco do mosquito da dengue nos imóveis nos quais os agentes de saúde não conseguem acessar”, disse.

Na primeira edição do curso vão participar pilotos habilitados dos municípios de Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Holambra, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré e Vinhedo.

A assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Pegoraro, conta que as capacitações ministradas pelas equipes de Saúde na área de arboviroses preparam os servidores para identificar criadouros do mosquito.

“Esse treinamento para os pilotos será uma junção de saberes. Vamos levar o conhecimento que temos sobre a identificação de criadouros para o piloto, usando sua experiência no manejo do drone, que envolve toda a questão de legislação regulamentada, para que possa identificar os focos do mosquito e deem o devido encaminhamento”, retratou.

Informações da Prefeitura Municipal de Campinas

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.