Definida a empresa do sistema de distribuição elétrica do jatinho que a Azul deve usar no Brasil

Protótipo demonstrador do Lilium Jet – Imagem: Lilium

A Lilium N.V., desenvolvedora do primeiro jatinho totalmente elétrico de decolagem e aterrissagem na vertical (eVTOL), selecionou a Astronics Corporation, fornecedora especializada em tecnologias avançadas para indústrias aeroespaciais, de defesa e outras indústrias de missão crítica globais, para projetar, desenvolver e construir o sistema de distribuição de energia elétrica do Lilium Jet.

As unidades de distribuição de energia desempenham um papel crítico no inovador sistema de energia elétrica do Lilium Jet. A Astronics será responsável pelas unidades secundárias de distribuição de energia (SPDUs) e pelas unidades de distribuição de energia de carregamento (CPDUs). Os Lilium Jets serão equipados com dois SPDUs e um CPDU.

As SPDUs são responsáveis ​​pela conversão de alta tensão (1000 VCC) para baixa tensão (28 VCC) e pela distribuição e proteção de baixa tensão. Compactas e leves, as SPDUs garantem um fornecimento confiável de energia das baterias para os sistemas críticos da aeronave, incluindo controles de voo, aviônicos, navegação, comunicação, sensores, luzes internas e externas e conforto dos passageiros.

A CPDU gerencia a operação de carregamento da bateria, além de fornecer fontes adicionais e diferentes para conversão de energia de alta tensão para baixa tensão e distribuição de energia de baixa tensão, o que minimiza os modos de falha de causa comum entre a CPDU e a SPDU. Ela também fornece uma camada adicional de segurança da aeronave monitorando o isolamento e detectando e relatando riscos de curto-circuito em todo o sistema.

O acordo de fornecedor segue mais de um ano de trabalho colaborativo entre as duas empresas e representa mais um marco importante na industrialização do Lilium Jet.

A Astronics é um dos principais fornecedores aeroespaciais em seu campo, fornecendo soluções inovadoras de energia, iluminação e conectividade para aeronaves, incluindo grandes fabricantes de aeronaves comerciais, como Airbus, Boeing e Embraer. Também oferece serviços completos de design, integração e certificação. A empresa lidera muitos grupos de trabalho da indústria em seu campo e é líder em distribuição de energia de alta tensão na aviação.

Lilium e Azul Linhas Aéreas

A companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas anunciou em agosto de 2021 uma parceria estratégica com a alemã Lilium, para construir uma malha exclusiva no Brasil com as aeronaves eVTOL da empresa.

Essa potencial parceria pode ter um valor total de até US$ 1 bilhão e inclui uma frota de 220 aeronaves eVTOL, com operação prevista a partir de 2025.

Por meio dessa potencial malha aérea, a Azul pretende aumentar a conectividade no Brasil em um plano cada vez mais inovador e reforçar sua estratégia em acelerar seus compromissos “ESG”.

Com informações da Lilium e da Azul

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Argentina atende aos Estados Unidos, apreende e lacra o Boeing 747...

0
O polêmico Jumbo que ficou parado na Argentina após surgirem evidências de ligações com terroristas iranianos, foi oficialmente apreendido.