Demanda de passageiros global atinge 75% do nível pré-COVID-19 em julho

Imagem: Finnair

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informou que a recuperação do setor de transporte aéreo do surto de Covid-19 ganhou impulso em julho, com o tráfego de passageiros atingindo aproximadamente 75% dos níveis pré-pandemia (de julho de 2019).

De uma maneira geral, o tráfego de passageiros (receita de passageiros por quilômetro – RPK) em julho aumentou 58,8% em relação a julho de 2021. Assim, o RPK em julho atingiu 74,6% do nível anterior à epidemia de Covid-19.

Por sua vez, a demanda de passageiros internacionais aumentou 150,6% em comparação com o mesmo mês de 2021 e atingiu 67,9% do nível pré-epidêmico, enquanto a demanda doméstica de passageiros aumentou 4,1% para 86,9% do nível de julho de 2019.

De acordo com dados da IATA, a demanda global de carga diminuiu 9,7% ao ano em julho.

O presidente-executivo da IATA, Willie Walsh, cujas opiniões foram incluídas no comunicado, afirmou que a recuperação no número de passageiros ganhou impulso à medida que as pessoas aproveitavam-se das aberturas de fronteiras e ficaram mais confortáveis para viajar, dada a queda no número de casos de coronavírus.

“A pandemia mostrou que no mundo globalizado e interconectado de hoje, a aviação é uma necessidade, não um luxo”, disse Walsh.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias