Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil participa de reunião na EUROCONTROL

Imagem: Divulgação

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que seu Diretor-Geral, o Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, participou, nos dias 21 e 22 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, de um evento realizado pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL) e pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O objetivo do encontro foi debater a evolução da cooperação civil-militar rumo a um sistema de aviação global sustentável e eficiente, gerido de forma conjunta e flexível.

Em sua apresentação, o Diretor-Geral do DECEA destacou a integração dos Sistemas de Defesa e de Controle de Tráfego Aéreo no Brasil e pontuou que boa parte da infraestrutura atende a ambos os usuários, como a rede de vigilância radar, enlace de comunicações e gerenciamento de recursos humanos.

Imagem: Divulgação

“A provisão dos dois serviços está sob a mesma autoridade, facilitando o gerenciamento da informação e a tomada de decisão. O Brasil possui em torno de 450 áreas condicionadas e o uso de muitas delas podem e devem ser flexibilizadas. Uma ferramenta de apoio ao uso flexível do espaço está em desenvolvimento no DECEA, considerando as fases de planejamento e de pré-tático”, destacou o Oficial-General.

Visita aos órgãos de controle internacionais

No dia 21 de junho, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi teve a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Controle de Área Superior de Maastricht (MUAC), órgão responsável pelo segundo maior movimento aéreo do mundo.

Já no dia 23 de junho, o Diretor-Geral do DECEA foi recebido pelo Chefe da Divisão Civil Militar e organizador do evento, Major General Karsten Stoye. Nessa sessão dedicada, o Oficial-General pôde se familiarizar ainda mais com o contexto político da EUROCONTROL. Encerrando a agenda de eventos, foi realizada uma visita ao Centro de Operações de Gerência de Rede da EUROCONTROL (NMOC).

Segundo o DECEA, a presença do Brasil no evento foi percebida com bastante entusiasmo pelos participantes, pois ajudou a atingir o apelo global para o tema, além de trazer novas abordagens e soluções para os assuntos em pauta.

As reuniões adicionais com representantes dos órgãos internacionais reforçaram as relações institucionais e abriram novos caminhos para futuras cooperações com o DECEA.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias